Contra-poder crítico: Pierre Bourdieu

Atualizado semanalmente.
Caso os enlaces apresentem problemas, estejam procurando algum texto específico ainda não disponibilizado ou tenham sugestões, sintam-se convidados para contribuir através dos comentários.

Aqueles que me conhecem um pouco mais de perto sabem que dentre as perspectivas teóricas que conformam meu background intelectual, aquela formulada pelo sociólogo francês Pierre Félix Bourdieu (1930-2002) ocupa certa centralidade em meu pensamento, em especial a partir da realização de meu mestrado.
E por avaliar a produção intelectual e o programa de pesquisa formulado por Bourdieu não apenas como singulares, mas também sólidos o suficiente para o entendimento da sociedade e para a criação daquilo que ele definia como contra-poderes críticos, considero importante seguir o conselho que outro dia a Eliana Bogéa me deu, e ir agregando aqui o material que possuo daquele intelectual para que vocês possam baixá-los.
Como tal material é relativamente vasto (só em formato .pdf, possuo cerca de 100 arquivos, entre livros, artigos, entrevistas, etc., em que Bourdieu aparece como autor, coautor ou editor) - embora seja pouco se comparado a produção total do sociólogo francês, que, segundo levantamento realizado, beira 1.800 (mil e oitocentas!) publicações -, irei subindo aos poucos estes textos, conforme consiga um ou outro tempinho, para que vocês consigam consultá-los ou baixá-los.
No entanto, e para não deixá-los a mercê de minha disponibilidade, o primeiro compartilhamento que faço já é por si só suficiente para os que querem se aprofundar um pouquinho mais nesta perspectiva teórica, pois nele supostamente encontra-se toda a produção bibliográfica de Bourdieu disponível para pesquisa na web, em diversos idiomas. Por isso, e para facilitar a busca dos que acessam o MC, nos materiais que posteriormente anexarei a esta postagem irei priorizar os textos em português e espanhol [para permitir um maior aprofundamento na obra bourdiana, desde setembro de 2016 passarei a acrescer paulatinamente os enlaces para os textos originais, quando seja o caso], abrindo também um espaço para disponibilizar para download textos de autores que analisam a obra bourdiana.
Para finalizar, uma breve apresentação do autor: Pierre Bourdieu foi um intelectual francês de origem campesina. Nascido em 1.º de agosto de 1930, em Deguin, no Béarn (departamento dos Pirineus Atlânticos), formou-se em filosofia pela École Normale Supérieure (1954), e em 1960 tornou-se assistente de pesquisa de Raymond Aron. Tendo estudado inicialmente a sociedade cabila, na Argélia, Bourdieu contribuiu intelectualmente para as mais variadas áreas do conhecimento humano, discutindo educação, cultura, literatura, arte, mídia, linguística, política, religião, economia, etc.
Sua obra é marcada pela tentativa de escapar do paradigma estruturalista vigente na época sem, no entanto, cair na filosofia do sujeito e da consciência, que marca a análise fenomenológica, em especial o existencialismo de Jean-Paul Sartre, ou no conceito de homos economicus da economia clássica, que então regressava sob o nome de individualismo metodológico, em especial o que marcou o marxismo analítico de Jon Elster. Desse movimento intelectual surgem as ideias de campo social e de habitus - este aparecendo anteriormente aquele, sendo formulado a partir do radical hexis tomado da análise da escolástica e do estilo gótico -, que marcam a teoria bourdiana em conjunto com diversos outros conceitos.
Tendo sido o titular da cadeira de sociologia do Collège de France desde o ano de 1982, Bourdieu faleceu em 23 de janeiro de 2002, aos 71 anos, no Hospital de Saint-Antoine, em Paris, acometido de câncer.

***

Bourdieu (desenho de Jean-Olivier Irisson)
#Textos de Bourdieu
Compilações 
  1. HyperBourdieu© WorldCatalogueHTM - portal com a compilação da bibliografia de Bourdieu (disponível em alemão, espanhol, francês, inglês e português)
Artigos
  1. A casa kabyle ou o mundo às avessas (1999).
  2. A causa da ciência: como a história social das ciências sociais pode servir ao progresso das ciências (2002).
  3. A economia das trocas lingüísticas (1977).
  4. A fábrica de opinião pública, publicado em Le Monde Diplomatique (2012).
  5. A nova bíblia do Tio Sam, publicado em Le Monde Diplomatique (2000), com coautoria de Loïc Wacquant.
  6. A opinião pública não existe (1973).
  7. As duas faces do Estado (2012).
  8. Las categorías del juicio profesoral, com coautoria de Monique de Saint Martin. Em espanhol (1998) e francês (1975).
Capítulos/trechos de livros
  1. A economia dos bens simbólicos (Capítulo 6 de Razões práticas: sobre a teoria da ação, de 1994).
  2. A génese dos conceitos de habitus e campo (Capítulo III de O poder simbólico, de 1989).
  3. A greve e a ação política (capítulo de Questões de sociologia, de 2003).
  4. A ilusão biográfica (Capítulo 13 de Usos e abusos da História Oral, de 1998, organizado por Janaina P. Amado Baptista de Figueiredo e Marieta de Moraes Ferreira).
  5. A metamorfose dos gostos (capítulo de Questões de Sociologia, de 2003).
  6. Algunas propiedades de los campos (Capítulo 7 de Sociología y Cultura, 1990).
  7. Alta costura e alta cultura (capítulo de Questões de Sociologia, de 2003).
  8. Eliminação e selecção (Capítulo 3 de A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, de 1978, em coautoria com Jean-Claude Passeron).
  9. Isto não é uma autobiografia (trecho de Esboço de auto-análise, de 2005).
Entrevistas
  1. A arte de resistir às palavras, realizada por Didier Eribon (1979) - também é capítulo de Questões de Sociologia, de 2003.
Livros
  1. A distinção: crítica social do julgamento, em português (2007) e espanhol (1979).
  2. A dominação masculina, em português (2002) e espanhol (2000).
  3. A economia das trocas simbólicas, introdução, organização e seleção de Sergio Miceli (1. reimp. 6. ed., 2007).
  4. Antropología de Argelia (2007 [1956]).
  5. As regras da arte - Gênese e estrutura do campo literário, em português (1996) e espanhol (1995)
  6. Questões de sociologia (2003).
#Outros autores
Artigos
  1. A sociologia reflexiva como ferramenta de autotransformação: Pierre Bourdieu e a política da vida (2011), de Gabriel Peters. 
  2. A sociologia da economia de Pierre Bourdieu (2013), de Marie-France Garcia-Parpet.
  3. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea (2002), de Maria da Graça Jacintho Setton.
  4. Bourdieu 1993: um estudo de caso em consagração científica (2013), de Loïc Wacquant.
  5. Distinção e transcendência: a estética sócio-lógica de Pierre Bourdieu (1997), de Kátia Maria Pereira de Almeida.
  6. Explicação, compreensão e determinismo na sociologia de Pierre Bourdieu (2011), de Gabriel Peters.
  7. Habitus, reflexividade e neo-objetivismo na teoria da prática de Pierre Bourdieu (2013), de Gabriel Peters.
  8. Humano, demasiado mundano: a teoria do habitus em retrospecto (2010), de Gabriel Peters.
  9. Notas sobre a recepção de Pierre Bourdieu no Brasil (2013), de Renato Ortiz.
  10. O social entre o céu e o inferno: a antropologia filosófica de Pierre Bourdieu (2012), de Gabriel Peters.
  11. Pierre Bourdieu, o sociólogo de todos os combates (2002), de Thomas Ferenczi.
  12. Poder simbólico y fabricación de grupos: cómo reformula Bourdieu la cuestión de las clases (2013), de Loïc Wacquant.
  13. Um intelectual para um outro mundo possível (2001), de Emir Sader.
Livros
  1. Apresentação, Prefácio e Nota do Tradutor do livro O marxismo encontra Bourdieu (2010), de Michael Burawoy.
  2. A economia política da sociologia: Marx encontra Bourdieu (Capítulo 1 do livro O marxismo encontra Bourdieu [2010], de Michael Burawoy).
  3. Tornando a dominação durável: Gramsci encontra Bourdieu (Capítulo 2 do livro O marxismo encontra Bourdieu [2010], de Michael Burawoy).
  4. A quem pertence a falsa consciência? Burawoy encontra Bourdieu (Capítulo 3 do livro O marxismo encontra Bourdieu [2010], de Michael Burawoy).
  5. Colonialismo e revolução: Fanon encontra Bourdieu (Capítulo 4 do livro O marxismo encontra Bourdieu [2010], de Michael Burawoy).
  6. As antinomias do feminismo: Beauvoir encontra Bourdieu (Capítulo 5 do livro O marxismo encontra Bourdieu [2010], de Michael Burawoy).
  7. Os intelectuais e seus públicos: Bourdieu herda Wright Mills, (Capítulo 6 do livro O marxismo encontra Bourdieu [2010], de Michael Burawoy).
Teses e dissertações
  1. Percursos na teoria das práticas sociais: Anthony Giddens e Pierre Bourdieu (2006), de Gabriel Peters.
Resenhas

  1. Pierre Bourdieu: a distinção de um legado de práticas e valores culturais (2008), de Emiliano Rivello Alves.
#Vídeos
  1. A sociologia é um esporte de combate (2001), documentário de Pierre Carles.
 

Nenhum comentário:

Fora, Temer!