quarta-feira, 25 de abril de 2012

O universo curvo de Niemeyer

Memorial da Cabanagem, Belém/PA

Ontem, li uma entrevista do Kadu Niemeyer, neto do arquiteto Oscar Niemeyer, e lembrei de uma atualização de status no meu facebook em 12 de janeiro de 2012 (aniversário de Belém), que teve participação especial do Allan Carneiro, que foi meu professor na Faculdade Ideal (FACI), em que falava da minha indignação com o que NÓS, paraenses, fazemos com o Memorial da Cabanagem. Abaixo, transcrevo o que foi dito na ocasião e também deixo um poema do Niemeyer, o último comunista vivo e maior arquiteto brasileiro.

Primeiro, a indignação...

Desenho de Oscar Niemeyer

Eu - até acordei feliz pelo aniversário de BelHell, mas quando passei pelo "Engarrafamento" e lembrei que somos a única cidade do mundo a pichar um monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, muito da minha felizCIDADE se esvaiu!

Allan Carneiro MEU AMIGO, NOSSA SINTONIA NO ASSUNTO É "GRITANTE". Sempre tive vergonha de nossa ignorância para com o mestre dos mestres da Arquitetura, inclusive o INOPERANTE CREA-PA nem se manifesta, já que congrega os arquitetos paraenses. Uma vergonha do poder público e que deixa a nossa cidade "pobre de rua" (inventei este termo para caracterizar este e diversos outros monumentos, praças e locais que estão sem conservação).

Eu É verdade, caro mestre! Sempre que passo por ali sinto uma revolta!!! Onze em cada dez cidades do mundo querem um monumento assinado por Niemeyer e nós, única cidade da Amazônia a ter essa honra, não valorizamos esse privilégio. Fora o fato do monumento está pichado e ser abrigo para moradores de rua fazerem suas necessidades fisiológicas no local, usarem drogas, etc, ainda tem a questão de a grande maioria não conhecer qual o sentido do monumento e nem mesmo saber que foi projetado pelo Oscar. Na verdade, chego a pensar que muitos dos nossos não sabem nem o que foi a Cabanagem.
Assim, vemos nessa questão pelo menos 3 problemas lamentáveis: o abandono de nossas ruas, monumentos e pontos históricos e turísticos (já pensou se nós cuidássemos melhor de nossa urbanização e utilizássemos esse mesmo Monumento da Cabanagem associado ao nome de Niemeyer e ao fato de ser o único do arquiteto na Amazônia para promover o turismo local?!); a falta de políticas para os desabrigados de nossa cidade (nesse caso, políticas públicas que resolvam o problema e previnam sua ocorrência, não a aplicação de medidas higienistas como as aplicadas recentemente na Cracolândia); e a falta de valorização da nossa história no sistema educacional.

...depois, a admiração!!!!


Outro desenho de Oscar Niemeyer
Ângulo reto

Não é o ângulo reto que me atrai.
Nem a linha reta, dura, inflexível,
        criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre
        e sensual.
A curva que encontro nas
       montanhas do meu país,
no curso sinuoso dos seus rios,
nas nuvens do céu,
no corpo da mulher amada.
De curvas é feito todo o universo.
O universo curvo de Einstein.
(Oscar Niemeyer, em fev-1988) 

2 comentários:

KADU NIEMEYER disse...

Caro amigo,
Fico feliz em ler seu texto. Mas a verdade "Nós"Brasileiros não respeitamos nossos patrimônios. O poder publico pouco faz para conservar os mesmos. Não conheço ( pessoalmente) o monumento que se refere, falha minha que como fotografo que desde 1973 vem fotografando os projetos do meu avô e realizando exposições pelo Brasil e mundo a fora. Quem sabe um dia desde vou até ai para registrar o projeto e ou mesmo realizar uma exposição. Fica UM GRANDE abraço pelo carinho e respeito que demonstrou ao meu avô,amigo,pai,companheiro,meu Dindo Oscar Niemeyer.
Segue meu email
kadu@kaduniemeyer.com.br
Obrigado Kadu Niemeyer

Amarildo Ferreira disse...

Boa tarde, Kadu.

Agradeço e fico muito feliz pelo comentário a minha postagem. O monumento em questão, como falei no texto, vem sendo maltratado pela falta de conservação, além de, com a construção de um complexo viário para desafogar o trânsito na região (o monumento fica na entrada de Belém via BR-316, num local chamado de Entrocamento), infelizmente parece-me inexorável que ficará cada vez mais escondido.
O fato de você não tê-lo registrado não me estranha, pois esse estranhamento veio há algum tempo atrás, quando verifiquei que não há referência a essa obra em alguns registros que levantam o portfólio de seu avô.
Segundo conta-se, a obra teria sido projetada por O. Niemeyer sob encomenda do então governador do Estado, Jader Barbalho, e inaugurada em 1985. Construído para compor as comemorações do sesquicentenário da Cabanagem (importante revolta popular que tomou o poder na então Província do Grão-Pará entre 1835 e 1840, no período regencial, portanto), o monumento contém uma cripta com os restos mortais dos líderes da revolta.
Segundo diz-se, ao saber com detalhes sobre a história dessa revolta, seu avô não teria feito a cobrança do projeto, dando-o de presente ao Estado em referência ao respeito por essa história.
Não sei se por isso talvez não apareça em seu portfólio de obras.
Espero realmente poder ver uma exposição sua por aqui, e que tal monumento possa ser resgatado do seu abandono. Quem sabe durante as programações que a prefeitura realizará até o ano de 2016 como parte da comemoração de seus 400 anos.

Abraços cordiais!!

Fora, Temer!